top of page
Buscar

O sorriso gengival alto tem várias causas, conheça!

  • 15 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

O falso sorriso gengival - crescimento exagerado das gengivas sobre os dentes: Como a gengiva desce sobre os dentes, tem-se a falsa percepção de que o paciente possui sorriso gengival. Procedimentos cirúrgicos simples como a gengivoplastia devolvem a naturalidade ao remover e redesenhar o contorno correto das gengivas.

Medicações, hábito de respirar pela boca, inflamações gengivais, higiene oral deficiente em pacientes com aparelho ortodôntico ou a genética são os principais responsáveis pelo crescimento exagerado das gengivas (hiperplasia gengival) sobre os dentes.

• Crescimento ósseo vertical em excesso da maxila

É a causa mais comum do sorriso gengival alto. Nesses indivíduos, a altura do osso maxilar é maior comparada a indivíduos normais. É uma situação complicada porque a correção cirúrgica precisa de exames precisos, como a tomográfia, para análises da quantidade de osso sob gengivas.

Para muitos desses indivíduos pode ser necessária a gengivectomia – remoção de osso e gengiva para o desenho correto dos zênites gengivais. Já para os casos mais simples a cirurgia gengival de remodelamento da gengiva sem envolvimento ósseo (gengivoplastia) é suficiente para equilibrar e harmonizar o sorriso.

• Hiperatividade do lábio superior

A amplitude e exposição da gengiva no sorriso gengival alto depende da atividade muscular dos músculos labiais.

Os músculos responsáveis pelo levantamento e fechamento dos lábios possuem movimentos mais amplos que o normal. E o resultado é a maior exposição das gengivas ao falar e sorrir, típicos do paciente com sorriso gengival ou sorriso alto.

• Lábio superior curto

O lábio superior mais curto e fino, ou retraído, é a segunda causa mais comum para o sorriso gengival alto. Nesses indivíduos, o selamento dos lábios superior e inferior, quando em repouso, não é eficiente – em outras palavras, os lábios fecham na posição de repouso e relaxamento. Esta é a situação mais desafiadora no tratamento do problema.

Existem diferenças de técnica e indicações para a gengivoplastia e a gengivectomia na cirurgia da gengiva para o recontorno tecidual:


Gengivoplastia: Mais simples do que a gengivectomia, consiste na remoção da gengiva que está em excesso. Como não remove o osso que contorna os dentes, não necessitam de pontos de sutura. E isso é ótimo, porque o período de recuperação após a cirurgia é mais rápida.

Gengivectomia: A cirurgia da gengiva conhecida como gengivectomia difere da gengivoplastia porque, além remoção da gengiva em excesso, também elimina parte do osso em excesso que contribui para o problema. É utilizada para casos mais severos de sorriso gengival alto.

 
 
 

Comentários


bottom of page