HPV Bucal: tratamentos e prevenção
- Pietrobelli
- 16 de dez. de 2020
- 1 min de leitura

O Vírus do Papiloma Humano (HPV) é uma doença que atinge pessoas no mundo todo, sendo um fator de risco para o desenvolvimento de um câncer. Sua transmissão pode ocorrer através de relações sexuais desprotegidas ou pelo compartilhamento de objetos infectados, como roupas íntimas, toalhas, etc.
O principal sintoma do HPV bucal é o desenvolvimento de lesões dentro ou fora da boca. Geralmente, essas lesões são brancas ou avermelhadas, de forma que muitos confundem com as populares aftas, porém, é preciso ficar atento a essas aparições e procurar um dentista para investigação.
Formas de tratamento do HPV bucal
O tratamento do HPV bucal depende do grau das lesões, podendo ser cirúrgico ou clínico. Nos casos de tratamento clínico, os especialistas podem indicar o uso de agentes cáusticos, visando a destruição tecidual. Por sua vez, as cirurgias objetivam a remoção das lesões, combinado com medicamentos para aumentar a imunidade do paciente.
Como evitar a contaminação com HPV
Para prevenir a infecção com o Vírus do Papiloma Humano, existem alguns cuidados básicos, como:
● Use camisinha em todas as suas relações sexuais;
● Não compartilhe toalhas, roupas íntimas ou talheres;
● Mantenha visitas regulares ao dentista;
● Tenha bons hábitos de higiene bucal;
● A imunidade alta é importantíssima para evitar a doença, por isso, invista em uma alimentação saudável.
Percebeu alguma ferida ou lesão em sua boca? É importantíssimo procurar um especialista para avaliação. Tem alguma dúvida sobre o HPV Bucal? Deixe ela nos comentários que nossos profissionais irão responder para você!
Comments